GT: NP Publicidade e Propaganda PUBLICIDADE PÓS-MODERNA: PROCESSOS DE REPRESENTAÇÃO E REFERENCIALIDADE Vander Casaqui (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
ResumoEste artigo faz uma reflexão sobre a dinâmica sígnica da publicidade contemporânea, a partir de peças publicitárias que remetem ao mundo do trabalho; à cidade; ao conceito de beleza; ao sentido do ativismo social e à resistência ao poder midiático – como representações sociais inseridas no universo simbólico das marcas comerciais. Em nossa análise, baseada na sociologia, nos estudos sobre consumo e na teoria da linguagem, discutimos sobre como a forma-mercadoria organiza a cultura no processo publicitário. O consumo simbólico de visões de mundo, de propostas de estilos de vida, de identificações e demarcações de alteridade, da memória e da experiência humana é discutido no âmbito da pós-modernidade, conforme a conceituação de Jameson.ഀ
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Palavras-chave: publicidade, pós-modernidade, consumo simbólico, produção e consumo, fetichismo |