XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.647-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE PÓS-MODERNA: PROCESSOS DE REPRESENTAÇÃO E REFERENCIALIDADE

Vander Casaqui (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a dinâmica sígnica da publicidade contemporânea, a partir de peças publicitárias que remetem ao mundo do trabalho; à cidade; ao conceito de beleza; ao sentido do ativismo social e à resistência ao poder midiático – como representações sociais inseridas no universo simbólico das marcas comerciais. Em nossa análise, baseada na sociologia, nos estudos sobre consumo e na teoria da linguagem, discutimos sobre como a forma-mercadoria organiza a cultura no processo publicitário. O consumo simbólico de visões de mundo, de propostas de estilos de vida, de identificações e demarcações de alteridade, da memória e da experiência humana é discutido no âmbito da pós-modernidade, conforme a conceituação de Jameson.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  publicidade, pós-modernidade, consumo simbólico, produção e consumo, fetichismo
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