GT: Intercom Júnior - Jornalismo e editoração O ETANOL NA IMPRENSA BRASILEIRA: PROPOSTAS PARA UM MÉTODO DE ANÁLISE Felipe Rodrigues Siston (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
ResumoO artigo consiste em um exercício de análise quantitativa e qualitativa, com o uso de elementos da análise do discurso, pretendendo servir ao monitoramento da cobertura jornalística impressa do etanol. Nesse exercício foram considerados 109 títulos em divulgados veículos brasileiros no mês de abril de 2008. O objetivo foi gerar uma metodologia capaz de resumir de forma sistemática os fatos, opiniões e agentes sociais visíveis para os jornais na cobertura do etanol. O produto é, por um lado, considerado estratégico para o desenvolvimento nacional por agentes como o Governo e setores de peso na economia, mas, por outro lado, é criticado, não só por setores econômicos concorrentes, como também por movimentos sociais, ONG’s e órgãos multilaterais como as Nações Unidas. Palavras-chave: Etanol, Discurso, Sociedade, Metodologia |