XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TC.692-1


GT: NP Teorias da Comunicação

ECOLOGIA DA MÍDIA: UMA PERSPECTIVA PARA A COMUNICAÇÃO

Adriana Andrade Braga (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

Este artigo busca explorar algumas questões teóricas pertinentes ao estudo de fenômenos comunicacionais, a partir da perspectiva da chamada “Ecologia da Mídia,” campo teórico bastante fértil e pouco explorado no universo acadêmico brasileiro. Esta perspectiva, relacionada com a teoria materialista da comunicação e caudatária dos aportes da Escola de Toronto (McLuhan, Innis, Postman), estuda os meios de comunicação como ambientes da ação humana, uma perspectiva que inclui as dimensões materiais, históricas, econômicas e interacionais dos processos comunicacionais, apresentando-se como um aporte teórico promissor para o estudo de fenômenos do campo da comunicação.


Palavras-chave:  comunicação, materialismo, ecologia da mídia
਍ഀ