XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.706-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

FAZER TURISMO EM SUA PRÓPRIA CIDADE: NOTAS PARA UMA ANTROPOLOGIA DO CITY TOUR DO PROJETO “VIVER JUIZ DE FORA – DESCUBRA ESTA CIDADE”

Euler David de Siqueira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Aline Imaculada da Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as impressões e expectativas sociais da população local ao realizarem o city tour do projeto “Viver Juiz de Fora – Descubra esta Cidade”. Elaborado à luz da teoria do turismo e da antropologia social, este artigo procura apreender os discursos e comportamentos dos participantes do roteiro “Histórico Cultural” acerca do que presenciam no city tour em relação à Juiz de Fora e seus atrativos. Tem como objetivo saber se o turismo pode ser feito em sua própria cidade e se a experiência turística de um city tour, como no caso do projeto “Viver Juiz de Fora”, rompem com o distanciamento e a indiferença, processos que familiarizam e hierarquizam a percepção dos moradores.


Palavras-chave:  Turismo, Representações sociais, cultura, comunicação, imaginário
਍ഀ