XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.706-2


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

TURISMO, IMAGEM E CULTURA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESTADO E DO PODER NOS CARTÕES-POSTAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Euler David de Siqueira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Na cidade do Rio de Janeiro, inúmeras imagens representativas do Estado aparecem em postais como atrativo turístico ou inseridas em localidades turísticas. Como suporte de representações sociais as mais plurais, cartões-postais expressam sentidos da localidade onde são produzidos, divulgados e comercializados. Mesmo o poder e o campo da política podem e são, de fato, representados em uma mídia presente em pontos turísticos os mais diversos, assim como em centenas de bancas de jornais espalhadas pela cidade. A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza antropológica, me proponho a investigar alguns dos sentidos e significados presentes acerca da relação entre Estado e atrativo turístico em postais que são vendidos na cidade.


Palavras-chave:  Turismo, Comunicação, Imagem, Cultura, cartão-postal
਍ഀ