XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.714-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO, O RIO DE JANEIRO CONTINUA SENDO O GRANDE PALCO BRASILEIRO DE MEGAEVENTOS

Vania Oliveira Fortuna (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho aborda a especial vocação da cidade do Rio de Janeiro para abrigar megaeventos, oportunidade em que se forma uma rede de comunicação urbana que convida a cidade, a população e o visitante à produção de novos sentidos, seduzidos por uma metrópole que apresenta variedade cultural conjugada à beleza natural. Para entender essa dinâmica, revisitamos a trajetória histórica que desenvolveu tal vocação, a mudança de imagem da cidade após a transferência da capital do país e a busca pela superação. O Rio recuperou sua auto-estima e continua atraindo grandes investidores e produzindo eventos de grande porte, como verificamos nos Jogos Pan-americanos de 2007, evento que elucida este artigo.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Rio de Janeiro, megaeventos, comunicação, sociabilidade
਍ഀ