GT: NP Comunicação para a Cidadania DA MARGEM AO CENTRO: COMUNICAÇÃO E ARTE FRENTE ÀS QUESTÕES DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO EM PRODUTOS AUDIOVISUAIS PERIFÉRICOS Ricardo Oliveira de Freitas (Universidade Estadual de Santa Cruz)
ResumoParto do entendimento de que a popularização do acesso aos meios e recursos de comunicação, ao provocar expressivo descentramento nos modos de produção, com a quebra do monópolio e a aproximação cada vez mais estreita entre empresas de mídia e público, fez emergir um sem número de novos produtores de conteúdos. Tal idéia, apesar de nova, reforça a importância creditada aos produtores, ilustrando certa cristalização da imagem do receptor como sujeito passivo, aos moldes das clássicas teorias da comunicação. Analiso, pois, a importância de se considerar a forma narrativa da mensagem-produto como elaborada frente a um momento determinado, para ser lida como texto e ser decodificada, ao relacionar formas de representação às questões estéticas e ideológicas. Palavras-chave: representação, recepção, produção, midiativismo, midiarte |