GT: NP Teorias da Comunicação RE-SIGNIFICAÇÃO DOS LÍDERES DE OPINIÃO PELO AMBIENTE MEDIÁTICO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO. Pedro David Russi Duarte (Universidade de Brasília); Lauro Maranhão Aires Neto (Universidade de Brasília)
ResumoO texto resgata pontos de discussão construídos pela dinâmica desta pesquisa atualmente em desenvolvimento , para pensar a re-significação do conceito de líder de opinião no marco do two-step flow of communication e avançar na compreensão dentro do saber teórico comunicacional. Partimos dos modelos teóricos dos anos 40, fundamentalmente sociológicos, para tentar articulá-los com modelos comunicacionais mais recentes sobre a mediatização da sociedade. Não pretendemos aqui descrever minuciosamente todos os movimentos teóricos que tratam dos líderes de opinião, mas de fazer um recorte desses movimentos para identificar (ajudados por alguns exemplos) as matrizes conceituais que nos parecem mais relevantes nas apropriações dos conceitos iniciais realizadas pelos meios de comunicação. Daí o sentido re-significação. Buscamos aqui, provocar um exercício epistemológico no campo da comunicação. Palavras-chave: Teorias da Comunicação, Lazarsfeld-Katz, Líder de Opinião, Two-step flow, Sociedade Mediatizada |