XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.743-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

OS PERSONAGENS DO CARTAZ DE CINEMA COM ÓCULOS

Marcela Del Vecchio Abdalla (Pontificia Universidade Católica de Campinas)

Resumo

A análise semiótica dos cartazes de filmes, os óculos como objeto principal desse trabalho. A descoberta de redes de símbolos, índices e ícones nesses cartazes nos permitiu tipos de leituras diferentes acerca da personagem e da trama que a envolve. Poder adiantar a personalidade do personagem, indicar possíveis traços do caráter e da atitude foi o desafio desse artigo científico. Mostrar a descoberta de um mundo não explícito dos elementos que constituem essa peça culturalmente rica, foi possível por meio da Teoria “1,2,3 - As categorias do pensamento e da natureza” do semioticista Charles Pierce.


Palavras-chave:  cinema, semiótica, cartaz, comunicação, óculos de sol
਍ഀ