XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.749-1


GT: NP Comunicação Científica

CRISE DAS MÍDIAS TRADICIONAIS E A QUESTÃO AMBIENTAL

Thales Haddad Novaes de Andrade (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo

Esse trabalho pretende discutir como as transformações que o campo comunicacional atravessa atualmente repercutem na forma com que a problemática ambiental passa a ser abordada. A crise sofrida pelos setores tradicionais da mídia, como o jornalismo impresso, tem grandes efeitos sobre a prática corrente dos profissionais especializados na área ambiental. O crescimento do setor de publicidade, em conjugação com estratégias sofisticadas de grupos empresariais, abre a possibilidade para que a comunicação ambiental perca um caráter político de contestação verificado nas últimas décadas e se identifique mais fortemente com práticas mercadológicas. Por fim, o trabalho discute as implicações do uso da internet para o estabelecimento de uma agenda midiática para a problemática ambiental, com suas oportunidades e desafios.


Palavras-chave:  mídias tradicionais, ambiente, publicidade, internet
਍ഀ