XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-CI.750-1


GT: NP Comunicação para a Cidadania

DOMÉSTICAS NO CINEMA: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO

Maria Luiza Martins de Mendonca (Universidade federal de goás); Janaina Vieira de Paula Jordão (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

As formas de representação veiculadas pela mídia contribuem para a “naturalização” de relações sociais hierarquizadas e constituem um conjunto de noções e práticas simbolicamente valoradas que orientam os indivíduos nas tomadas de posição e nas relações sociais. É o caso das representações no cinema das empregadas domésticas, profissão que está historicamente atravessada por três tipos de clivagem social: étnica, de gênero e de classe. Este trabalho, que não se pretende uma análise fílmica, busca mapear as representações que o audiovisual tem construído sobre essa categoria profissional, os sentidos que lhe são atribuídos a partir da construção de personagens. Para identificar alguns elementos mais constantes nas produções e, por implicação, no imaginário social, foram escolhidos quatro filmes: O Romance da Empregada, Cronicamente Inviável, Domésticas – o filme e O casamento de Louise.


Palavras-chave:  subalternidade, identidade, representação, cinema, domésticas
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