XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PO.753-1


GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações

O PAPEL DA IMPRENSA NA CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO POLÍTICO DA ELEIÇÃO À PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE EM 2008

Luiz Ademir de Oliveira (Universidade Presidente Antônio Carlos); Adélia Barroso Fernandes (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Resumo

Esse artigo pretende analisar a cobertura política dos principais jornais diários de Belo Horizonte – Estado de Minas, Hoje em Dia e O Tempo, nos meses de janeiro e fevereiro de 2008, a fim de verificar como são construídos o cenário político, a visibilidade e a imagem dos pré-candidatos à disputa pela Prefeitura da capital mineira. A imprensa age de forma autônoma, constituindo-se como mais um ator no jogo político das eleições municipais. Constata-se, também, uma crescente personalização da política, centrada na imagem de líderes, bem como um processo de espetacularização da cobertura eleitoral. Deve-se ressaltar, ainda, que a política não se submete às imposições do jornalismo e estabelece estratégias de ocupação do espaço público midiático.


Palavras-chave:  mídia, imprensa, política, eleição, visibilidade
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