XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.768-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

A TV DIGITAL E AS NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE

Pollyanna Bastos Peixoto (Universidade Federal do Pará)

Resumo

No contexto atual da cultura digital um novo veículo surge com a possibilidade de transmitir conteúdos interativos e adequados às realidades locais, através de suportes fixos (televisão) e móveis (celulares e palmtops). A TV digital começou a ser transmitida no Brasil em dezembro de 2007, entretanto, nesse primeiro momento, não foram apresentadas mudanças em termos de conteúdo, apenas no padrão de imagem. Portanto, para que a TV digital não se restrinja a melhoria da qualidade técnica ou à reprodução da programação da TV analógica, é necessário refletir sobre como utilizar as ferramentas da TV digital para a elaboração de novos formatos de programas, que além de mais adequados à dinâmica desse novo veículo, permitam a interação com o usuário. Este artigo pretende apresentar reflexões iniciais acerca desse novo panorama televisivo.


Palavras-chave:  TV digital, interatividade, conteúdo, cultura digital
਍ഀ