GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) A TV DIGITAL E AS NOVAS POSSIBILIDADES DE INTERATIVIDADE Pollyanna Bastos Peixoto (Universidade Federal do Pará)
ResumoNo contexto atual da cultura digital um novo veículo surge com a possibilidade de transmitir conteúdos interativos e adequados às realidades locais, através de suportes fixos (televisão) e móveis (celulares e palmtops). A TV digital começou a ser transmitida no Brasil em dezembro de 2007, entretanto, nesse primeiro momento, não foram apresentadas mudanças em termos de conteúdo, apenas no padrão de imagem. Portanto, para que a TV digital não se restrinja a melhoria da qualidade técnica ou à reprodução da programação da TV analógica, é necessário refletir sobre como utilizar as ferramentas da TV digital para a elaboração de novos formatos de programas, que além de mais adequados à dinâmica desse novo veículo, permitam a interação com o usuário. Este artigo pretende apresentar reflexões iniciais acerca desse novo panorama televisivo. Palavras-chave: TV digital, interatividade, conteúdo, cultura digital |