XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-FK.787-1


GT: NP Folkcomunicação

OS JORNAIS CARNAVALESCOS PERNAMBUCANOS: UMA EXPERIÊNCIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO?

Talita Rampazzo Diniz (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Pouco conhecida, o Brasil possuiu uma imprensa da folia com jornais lançados no período que antecede o carnaval com a finalidade de atrair maior participação dos foliões. Esses periódicos constituem-se em um rico material para investigar como foi sendo construída a imagem da mais famosa festa nacional. Através da análise dos textos publicados em Pernambuco, apresenta-se a possibilidade de considerar os jornais carnavalescos como folkcomunicação, já que eles utilizam a tecnologia para divulgar opiniões críticas sobre a sociedade de uma época. Ainda que não sejam desde o início resultado estritamente da cultura popular, aproximando-se dos povos marginalizados a que o criador da teoria Luiz Beltrão se referia, eles revelam um posicionamento diferenciado do cotidiano. Por isso, podem ter funcionado como agentes folkcomunicadores.


Palavras-chave:  jornais carnavalescos, folkcomunicação, carnaval
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