GT: NP Folkcomunicação OS JORNAIS CARNAVALESCOS PERNAMBUCANOS: UMA EXPERIÊNCIA DA FOLKCOMUNICAÇÃO? Talita Rampazzo Diniz (Universidade Federal de Pernambuco)
ResumoPouco conhecida, o Brasil possuiu uma imprensa da folia com jornais lançados no período que antecede o carnaval com a finalidade de atrair maior participação dos foliões. Esses periódicos constituem-se em um rico material para investigar como foi sendo construída a imagem da mais famosa festa nacional. Através da análise dos textos publicados em Pernambuco, apresenta-se a possibilidade de considerar os jornais carnavalescos como folkcomunicação, já que eles utilizam a tecnologia para divulgar opiniões críticas sobre a sociedade de uma época. Ainda que não sejam desde o início resultado estritamente da cultura popular, aproximando-se dos povos marginalizados a que o criador da teoria Luiz Beltrão se referia, eles revelam um posicionamento diferenciado do cotidiano. Por isso, podem ter funcionado como agentes folkcomunicadores. Palavras-chave: jornais carnavalescos, folkcomunicação, carnaval |