GT: NP Tecnologias da Informação e da Comunicação JOGOS E FICÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ഀ
DEFINIÇÃO DOS ESPAÇOS HÍBRIDOS NOS LOCATION-AWARE GAMESഀ
Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); Letícia Perani Soares (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
ResumoAs chamadas mídias locativas permitem a criação de jogos que combinam a exploração de espaços geográficos com o uso de tecnologias digitais móveis, como celulares e GPS – os location-aware games. Ao integrar espaços geográficos e digitais, ambientes reais e ficcionais, os location-aware games geram uma espacialização híbrida que instiga a repensar o espaço de jogo. Entendendo a ficção científica como um campo privilegiado na exploração de espaços híbridos, o objetivo deste texto é demonstrar como o espaço dos location-aware games se constituem como espaços heterotópicos, tão comuns às histórias de ficção científica. Palavras-chave: Location-aware games, ficção científica, espaços híbridos, heterotopias |