XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-ED.789-1


GT: NP de Comunicação Educativa

MÍDIA, ECOLOGIA E SOCIEDADE: UM OLHAR A PARTIR DA FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA

Claudio Schubert (Universidade Luterana do Brasil)

Resumo

O contexto cultural brasileiro é formado por diferentes racionalidades. São elas que servem como referência para a leitura, interpretação e ação dos sujeitos frente aos acontecimentos da sociedade. A constituição da mídia e o modo como o brasileiro a vê são decorrentes dos principais paradigmas que formam o contexto cultural nacional. A falta de lucidez na distinção das esferas pública e privada, a busca pela resolução das causas públicas e profissionais pela lógica doméstica e o ímpeto de dominar o ecossistema são manifestações que auxiliam a compreender a complexidade em que se apresenta a abordagem ecológica pela ação midiática na sociedade. Diante disso, o enfoque na presente pesquisa será interdisciplinar, buscando na filosofia, ciências da religião e antropologia suporte para a compreensão do tema “Mídia, ecologia e sociedade”.


Palavras-chave:  mídia, ecologia, formação, cultura
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