XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.790-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

TRAILER: ANÁLISE DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA PRODUÇÃO਍ഀ DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS CINEMATOGRÁFICAS਍ഀ

Palloma Almeida Lima de Carvalho (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O trailer é um modo de apresentar pontos de vistas à audiência de maneira trabalhada e proposital, através de seu poder ilusório, no qual as imagens são selecionadas e combinadas de um modo que privilegiem a atração do público. Os exemplos que analisaremos evidenciam isso. Quando mostramos que existem cenas de um trailer que não estão em outro, com o intuito de construir uma nova narrativa, de acordo com o público-alvo, percebemos uma das estratégias criadas pelas produtoras para atingir uma maior fatia do mercado. Analisarei dois trailers do filme Spider-Man, sendo um com mais cenas de ação e menos detalhes da história e outro com mais cenas de conflito psicológico e explanação da narrativa, de modo a mostrar as convergências e divergências entre trailers de um mesmo filme, na busca de públicos variados.


Palavras-chave:  Audiovisual, Trailer, Publicicdade
਍ഀ