GT: Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda PLANEJANDO A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: COMO SE PREVENIR, GERENCIAR E SE FORTALECER COM UMA CRISE Renata Lopes Jaguaribe Pontes (Universidade de Fortaleza)
ResumoO presente artigo analisa como empresas podem se prevenir, gerenciar e se fortalecer para enfrentar um possível crise. Por meio de pesquisa bibliográfica, enumeramos possíveis ações de prevenção e de como administrar uma fase de crise.ഀ
Discutimos como uma organização pode se fortalecer através da exposição de casos em que empresas passaram por crises e da análise de documentos divulgados pela empresa Parmalat, que está enfrentando sua segunda crise em menos de dez anos. ഀ
Assim, o artigo conclui que a administração de crises é vital para as organizações, podendo determinar o futuro ou a falência de uma empresa. Logo, as instituições devem pré-estabelecer ações para períodos de crise e cultivar bom relacionamento com a mídia para minimizar os impactos resultantes da mesma.ഀ
Palavras-chave: crise, prevenção, comunicação, organizacional, gerenciamento |