XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-CA.798-2


GT: Publicom - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

A MIDIATIZAÇÃO DO SOCIAL - GLOBO E CRIANÇA ESPERANÇA TEMATIZANDO A REALIDADE BRASILEIRA

Ana Angela Farias Gomes (Centro Univesitário Feevale)

Resumo

Pesquisa de doutorado que analisa as intervenções televisivas na área social, em específico o Criança Esperança, da Globo. São analisadas campanhas de dois anos consecutivos, sendo foco VTs, telejornalísticos e programas de entretenimento. Análise discursiva que ajuda na compreensão sobre os modos como contemporaneamente o televisivo se constitui um sistema social autônomo e como a sociedade se tem hoje representada por esse sistema. Luhmann auxilia com os conceitos de tematização e acoplamento estrutural, visto que o social tematizado pela Globo ocorre graças a processos de acoplamento entre Globo e outras instâncias da sociedade, tendo destaque o terceiro setor. Todo esse processo resulta na midiatização do social, contextualizado em um tempo histórico de ascensão da mídia, do terceiro setor e de todas as formas que garantam a indivíduos e sistemas uma situação de alta visibilidade.


Palavras-chave:  Midiatização, tematização, televisão, teoria sistêmica, social
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