XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.808-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE E CONSUMO: A FELICIDADE SOB NOVOS SIGNOS. ਍ഀ ਍ഀ

Camila da Silva Carvalho (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

A emergência e o desenvolvimento da cultura de consumo têm evidenciado, cada vez mais, a centralidade das trocas simbólicas na vida cotidiana. Através da manipulação ativa de signos, a publicidade, artífice desta cultura de consumo, se ocupa em atribuir significados e valores aos bens e à experiência do consumo. Para tanto, freqüentemente apropria-se do mito da felicidade referendando o hedonismo e justificando o consumo como forma de diferenciação, prestígio e pertença a determinados grupos. Basta uma breve leitura de alguns slogans e conceitos utilizados, freqüentemente, pela publicidade, para identificar a forma como estes aspectos são cooptados, reelaborados e devolvidos através das campanhas.


Palavras-chave:  cultura, consumo, publicidade, felicidade
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