GT: NP Jornalismo A CRISE DE IDENTIDADE E O SURGIMENTO DOS JORNAIS DE MINUTO Mariana Lima Sousa Canamary (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoEste trabalho pretende propor uma reflexão sobre o senso crítico ao tempo em que relaciona o surgimento dos jornais de minuto - exemplo de produto cultural da contemporaneidade - e a crise de identidade observada no mundo contemporâneo, resultante da fragmentação da sociedade, decorrente das várias identidades efêmeras condicionadas pelos meios de comunicação, em meio ao imediatismo e instantaneidade. Para o embasamento teórico recorreremos aos estudos desenvolvidos por autores como Stuart Hall, J. B. Thompson, Douglas Kellner, entre outros. Avaliaremos de que maneira o surgimento de novas identidades, possibilitando a formação de uma sociedade fragmentada tem possibilitado muitas mudanças no jornalismo contemporâneo, ou, como chamaremos aqui, na modernidade tardia , resultando em produtos culturais simbólicos cada vez mais imediatos, privilegiando a velocidade e o individualismo Palavras-chave: Jornais de minuto, Sociedade fragmentada, Senso crítico |