XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.812-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

UPGRADE DO MACACO. GRAFITE EXPANDIDO

Fabrício Lopes da Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O grafite não é um objeto inusual no campo da Comunicação. Entretanto, há pelo menos uma certa naturalização do debate em torno do tema. Na imensa maioria dos trabalhos que, desde os anos 80, têm se dedicado ao assunto, afirma-se o grafite entendendo seus aspectos comunicacionais muito diluídos na cultura urbana. O grafite seria assim uma forma de comunicação típica do ambiente da cidade. Trataria-se de algo muito próprio das culturas populares urbanas. Em outros casos, menos numerosos, o grafite é rápida e genericamente equiparado a formas midiáticas mais instituídas (como o cartoon e o videoclipe, por exemplo). De qualquer modo, numa ou noutra perspectiva, não há a percepção de que um outro comunicacional, num sentido muito mais pontualizado e específico, pode estar sendo engendrado no histórico mesmo da grafitagem.


Palavras-chave:  Grafite, Comunicação urbana, Remediação
਍ഀ