XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.842-1


GT: NP Comunicação Científica

O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES FUTEBOLÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

Bianca Alvin de Andrade Silveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O artigo analisa o futebol sob a ótica do conceito contemporâneo de identidade, a partir de uma leitura baseada nos Estudos Culturais. O estudo se utiliza de referencial teórico sobre identidade (considerada fenômeno simbólico que emerge como construção social da realidade e é efetivada na vida cotidiana) para discutir o processo de constituição das identidades futebolísticas. As relações entre a identidade e o consumo (inclusive aquele relativo ao futebol), num contexto de globalização e de consolidação de redes virtuais de comunicação, acabam por se constituir em variável-chave para a compreensão dos significados identitários também de questões esportivas.


Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Futebol, Globalização, Identidade
਍ഀ