XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PO.859-1


GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações

REIFICAÇÃO E CONSUMO NA INDÚSTRIA CULTURAL:਍ഀ CRÍTICA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS਍ഀ

Ada Cristina Machado Silveira (Universidade Federal de Santa Maria); Monica Pieniz (Universidade Federal de Santa Maria); Pauline Neutzlig Fraga (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Interessa à teoria da reificação compreender o porquê ou como os sujeitos adotam o comportamento reitificante individualista – visto que este ocasiona a extinção da consciência de engajamento – provocado pelo esquecimento do reconhecimento precedente que lhes permitiu a socialização. Sob a égide do capitalismo, as mercadorias apresentariam qualidades intrínsecas que as fariam instrumentalizadas pelas diferentes indústrias culturais a fim de garantirem a satisfação mercantil como propriedades pessoais de cada sujeito integrante da sociedade do consumo. O artigo reflete sobre a reificação frente à impossibilidade de intervenção de políticas públicas em duas situações distintas: a da contra-publicidade de cigarros e a da construçãoo identitária de menores em redes sociais.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  indústria cultural, políticas demoncráticas, reificação, políticas públicas
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