GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações REIFICAÇÃO E CONSUMO NA INDÚSTRIA CULTURAL:ഀ
CRÍTICA ÀS POLÍTICAS PÚBLICASഀ
Ada Cristina Machado Silveira (Universidade Federal de Santa Maria); Monica Pieniz (Universidade Federal de Santa Maria); Pauline Neutzlig Fraga (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoInteressa à teoria da reificação compreender o porquê ou como os sujeitos adotam o comportamento reitificante individualista – visto que este ocasiona a extinção da consciência de engajamento – provocado pelo esquecimento do reconhecimento precedente que lhes permitiu a socialização. Sob a égide do capitalismo, as mercadorias apresentariam qualidades intrínsecas que as fariam instrumentalizadas pelas diferentes indústrias culturais a fim de garantirem a satisfação mercantil como propriedades pessoais de cada sujeito integrante da sociedade do consumo. O artigo reflete sobre a reificação frente à impossibilidade de intervenção de políticas públicas em duas situações distintas: a da contra-publicidade de cigarros e a da construçãoo identitária de menores em redes sociais.ഀ
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Palavras-chave: indústria cultural, políticas demoncráticas, reificação, políticas públicas |