XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.868-1


GT: NP Comunicação Científica

ECONEGÓCIOS E NARRATIVAS DAS ORGANIZAÇÕES NA AMAZÔNIA: COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS NA COMERCIALIZAÇÃO DO AÇAÍ

Neusa Gonzaga de Santana Pressler (Universidade da Amazônia)

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa referente a tese de doutorado (UFPA/NAEA, 2005). Objetiva apresentar as narrativas das pequenas organizações estruturadas por populações tradicionais que comercializam o açaí na Amazônia. Os enunciados sobre a biodiversidade da Amazônia, na mídia mundial, a partir de 1990 também chamaram a atenção para diversos frutos regionais denominados de produtos florestais não-madeireiros, como o guaraná, cupuaçu, bacuri e o açaí, entre outros. Com a pressão internacional, visando a preservação da Amazônia, esses produtos passaram a ser alternativa de negócios para evitar desmatamentos e queimadas. Esses produtos, em especial o açaí, extrapolou o campo da Amazônia e atualmente enfrentam desafios da competitividade do mercado. Assim as populações tradicionais têm dificuldades para manter suas narrativas sobre sua organização, seus costumes e suas tradicões.


Palavras-chave:  Econegócios, narrativas organizacionais, populações tradicionais, Comunicação
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