XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CO.872-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda

CONDIÇÃO CIBORGUE, SEDUÇÃO E MODERNIDADE LÍQUIDA NA PUBLICIDADE DE PERFUME਍ഀ

Lucelma Pereira Cordeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO); Yuji Gushiken (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO)

Resumo

Neste artigo analisa-se a nova cartografia do devir-mulher a partir do filme de lançamento do perfume Lily Essence, de O Boticário. Aborda-se a publicidade como reflexo e elemento constituinte da cultura contemporânea, o sentido do olfato numa cultura eminentemente audiovisual e o perfume como prótese potencializadora da subjetividade feminina. O uso de perfume compõe um corpo numa “condição ciborgue”. A nova corporalidade, ao implicar em invenções identitárias através do consumo, indicam a atual política de vida influenciada pela sedução. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e análise de artefato publicitário (o filme visto no monitor). O modelo teórico maior é o da comunicação como ciência da cultura, no qual conceitos de Zigmunt Bauman, Donna Haraway e Gilles Lipovetsky dialogam na análise deste agenciamento que interfere nos relacionamentos sociais na contemporaneidade.


Palavras-chave:  Perfume, Ciborgue, Publicidade, Sedução, Modernidade Líquida
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