XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-TU.873-1


GT: NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

DA PAISAGEM NATURAL À PAISAGEM CULTURAL,਍ഀ UM PERCURSO DE PRESENÇA-AUSÊNCIA DA NATUREZA਍ഀ

Susana de Araújo Gastal (UCS/PUCRS)

Resumo

A consciência ambiental é uma das marcas dos anos 1960/1970, em concomitância com o quase desaparecimento do que seria entendido por Natureza. A presente análise utiliza a idéia de Paisagem, surgida como temática da pintura durante o Romantismo. A construção de imagem que se dá, então, prioriza o pitoresco, que vê a Natureza como harmoniosa e acolhedora, como expressa nos jardins. O Turismo, que também começa a se desenvolver no período, inclusive com a edição de guias de turismo, incorpora a estética do pitoresco para qualificar os destinos de montanha e litoral, permitindo retomar a questão da presença/ausência da Natureza nos cenários então valorizados. A reflexão encaminha que, nos desdobramentos da Paisagem para a paisagem turística ou mesmo para a dita paisagem cultural, o que acontece é o apagamento do natural, com sua recuperação só sendo possível com suportes tecnológicos.


Palavras-chave:  Turismo, Guias de Turismo, Natureza, Paisagem, Pitoresco
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