XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.878-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

A DIMENSÃO PRAGMÁTICA EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS E MANCHETES

Gustavo Menegusso (Universidade Federal de Santa Maria); Elias José Mengarda (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de textos publicitários e jornalísticos analisados à luz da Pragmática da Comunicação. Essa análise parte, inicialmente, de um referencial teórico abordando os conceitos pragmáticos estudados por pesquisadores e filósofos conhecidos no mundo da Lingüística, como John Austin, Mikhail Bakhtin, Paul Grice e Oswald Ducrot. Através das obras desses autores propõe-se observar a importância da Pragmática dentro do processo comunicacional e como o ser humano pode realizar ações por meio dos atos de fala. Os procedimentos de análise pragmática permitem que se descubra o que a comunicação esconde nas “entrelinhas”, ou seja, o que está implícito no discurso, quais são as marcas da caracterização da linguagem argumentativa, dos planos de enunciação e da presença de polifonia e os efeitos produzidos por tais marcadores de pressuposição.


Palavras-chave:  Comunicação, Linguagem, Pragmática
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