XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RA.889-1


GT: NP Rádio e Mídia Sonora

REVALORIZAÇÃO DA MÚSICA AO VIVO EM UM CONTEXTO DE CRISE DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA

Micael Herschmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O objetivo deste artigo é repensar o destaque alcançado nos últimos anos pelas apresentações ao vivo e a significativa perda de valor dos fonogramas. Parte-se do pressuposto de que boa parte da relativa recuperação desta indústria está relacionada à experiência musical gerada nos concertos. Assim, para avaliar melhor o papel das execuções ao vivo, analisamos neste trabalho não só alguns dados mais recentes disponíveis sobre a indústria da música, mas também as estratégias de atuação de alguns artistas e empresas junto ao mercado, isto é, a repercussão dessas novas tendências junto aos consumidores de música.


Palavras-chave:  Comunicação, Cultura, Indústria da Música, Mercado
਍ഀ