GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) SERIADOS DE TV E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS:ഀ
UMA ANÁLISE DAS SÉRIES “PERDIDOS NO ESPAÇO” E “LOST” José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Andréa Antunes Cozzolino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Mariana Ferreira de Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Saulo Gomes Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ResumoCom uma proposta oposta às teses convencionais que julgam a cultura de massas como mero entretenimento, o artigo pretende abordar a complexificação dos seriados de televisão e sua influência nas habilidades cognitivas do indivíduo contemporâneo. Como metodologia, será feita uma análise comparativa entre dois seriados de televisão de períodos distintos: “Perdidos no Espaço” (de 1965) e “Lost” (de 2004). Palavras-chave: cultura de massa, seriados de televisão, competências cognitivas |