XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.908-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

SERIADOS DE TV E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COGNITIVAS:਍ഀ UMA ANÁLISE DAS SÉRIES “PERDIDOS NO ESPAÇO” E “LOST”

José Carlos Messias Santos Franco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Andréa Antunes Cozzolino (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Mariana Ferreira de Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Saulo Gomes Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Raquel Timponi Pereira Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

Com uma proposta oposta às teses convencionais que julgam a cultura de massas como mero entretenimento, o artigo pretende abordar a complexificação dos seriados de televisão e sua influência nas habilidades cognitivas do indivíduo contemporâneo. Como metodologia, será feita uma análise comparativa entre dois seriados de televisão de períodos distintos: “Perdidos no Espaço” (de 1965) e “Lost” (de 2004).


Palavras-chave:  cultura de massa, seriados de televisão, competências cognitivas
਍ഀ