XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-EC.917-1


GT: NP Comunicação Científica

PROTEGER A LAGOSTA É PROTEGER O PESCADOR: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA CAMPANHA DA SECRETARIA ESPECIAL DE AQÜICULTURA E PESCA.

Jademilson Manoel da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Veronica Del Pilar Proaño de Fox (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Mª do Rosário de F. Andrade Leitão (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Com base na ideologia da sustentabilidade, o governo federal brasileiro vem empregando no seu discurso o termo gestão sustentável, como norteador de uma práxis atual na atividade pesqueira no Brasil, que enfrenta uma crise sem precedentes devido ao uso contínuo de métodos de pesca predatórios, ameaçando tanto as espécies marinhas como o sustento de uma geração de pescadores artesanais e seu legado cultural. Sem pretensão de esgotar o assunto e com base em alguns autores da Escola Francesa de Análise de Discurso (AD), este artigo propõe uma reflexão teórica de como a linguagem é materializada na ideologia e como esta se manifesta na linguagem. Para tanto, analisa-se o discurso da propaganda, o discurso da sustentabilidade e, ainda, o discurso do poder na campanha Proteger a Lagosta é Proteger o Pescador da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - SEAP.


Palavras-chave:  Análise do discurso, Gestão sustentável da pesca da, Propaganda, Comunicação, Extensão Pesqueira
਍ഀ