GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) APRESENTAÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS POR PERSONAGENS: O CASO CASTELINHO DA EMISSORA GAZETA AM DE CARAZINHO – RS Daniela Polla (Universidade Federal de Santa Maria); Aline Josiane Schuster (Universidade Federal de Santa Maria); Fernanda Kieling Pedrazzi (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEm meados dos anos 1980, surge no rádio brasileiro a segmentação, uma estratégia comunicacional que visa fatias da audiência. Neste modelo, alguns comunicadores usam personagens para atingir um público específico. Esta pesquisa objetiva conhecer e analisar a presença de uma destas personagens na apresentação de um programa de rádio com características regionais no norte do Rio Grande do Sul. A importância deste tipo de personagem e o espaço que ocupa junto aos ouvintes justificam o estudo. A metodologia envolveu a retomada da literatura sobre o rádio além de história oral e biografia. As técnicas de captação foram aplicadas para registrar o depoimento de Castelinho, personagem objeto do estudo. Como resultado fica o documento histórico referente a um contexto regional, que se repete, com outros nomes, Brasil afora. Palavras-chave: Apresentação, História Oral, Personagem, Rádio, Segmentação |