XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-MI.945-1


GT: Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais

COMUNICAÇÃO NO METRÔ DE SÃO PAULO: AS CONSTRUÇÕES NARRATIVAS DA PUBLI (CIDADE)

Frederico Jorge Tavares de Oliveira (Escola Superior De Prop e Mkt); Rosamaria Luiza de Melo Rocha (Escola Superior de Propaganda e Markieting)

Resumo

Este artigo é resultado do exercício de compatibilização de material desenvolvido em torno do projeto de pesquisa que trata da comunicação do metrô de São Paulo. Ele se configura em um texto que reflete o caráter polifônico da cidade e do metrô – trata-se de um processo metodológico adotado para a escrita que pretende avizinhar mais ao objeto investigado, que é a publi (cidade) no metrô e sua relação com um determinado público usuário que se confunde com consumidor. Nos atentamos em justificar a pertinência do tema para o campo da comunicação, passando rapidamente por métodos já adotados de apreensão e interpretação do corpus. Objetivamos com este texto a discussão e problematização da relação do usuário do metrô de São Paulo com a publicidade alí presente.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  metrópole, publicidade, metrô, comunicação, consumo
਍ഀ