GT: NP de Comunicação Audiovisual HOMEM COMUM REPRODUZ A SAGA DO HERÓI NO BIG BROTHER BRASIL: UMA ANÁLISE DO PODER E DO LIMITE DA MÍDIA DE EDITAR O “REAL” NA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS Patrícia Pereira Batista (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ResumoNos tempos atuais, o herói existe por si só e, quando descoberto, é exposto nos meios de comunicação ou podemos dizer que a figura heróica passa a ser considerada como tal depois que sua vida é editada pela mídia? E, indo mais adiante, a mídia conseguiria criar a narrativa do herói tendo como base a vida de uma pessoa comum? No Big Brother Brasil 7, a história contada pela edição do programa sobre um dos participantes, o Alemão, reuniu os principais elementos - referentes a ações e traços de personalidade - presentes no arquétipo do herói clássico. O artigo tenta mostrar que, apesar de a narrativa midiática ter preenchido os requisitos do posto e reconstituído o périplo do herói, em algum ponto ela falhou: não conseguiu dar consistência e eternizar o pretenso “herói-comum”, ele foi efêmero. Palavras-chave: mídia, edição, herói, arquétipo, BBB |