XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PP.984-1


GT: NP Publicidade e Propaganda

MEDIAÇÕES NO PROCESSO DE LEITURA DA IMAGEM਍ഀ REALIZADO PELO PUBLICITÁRIO EM FORMAÇÃO਍ഀ

Flávia Mayer dos Santos Souza (UVV)

Resumo

O percurso de leitura da imagem desenvolvido pelo estudante de publicidade envolve uma série de aspectos que interferem na apropriação da mensagem. Este artigo analisa mediações constitutivas do processo de leitura da imagética publicitária realizado pelo aluno do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, por meio de estudo de caso em instituição situada no Espírito Santo. Envolve grupo focal, entrevistas com estudantes e encontro, em sala de aula, com alunos ao longo de uma disciplina. Revela a entrada na graduação como marco nas transformações das práticas de leitura imagética. Sinaliza múltiplos mediadores que participam do processo de leitura, como as perspectivas profissionais, os colegas de curso e as imagens publicitárias. Mostra que a leitura imagética desenvolvida por alunos é fortemente pautada pelo discurso da área, privilegiando a técnica.


Palavras-chave:  Publicidade, Propaganda, Leitura da imagem
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