XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.986-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

VIRTUAL E ECONOMIA - A SEGREGAÇÃO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO.

Leonardo Schabbach Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Bernardo Veiga de Oliveira Alves (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O presente artigo procura investigar o pensamento pós-moderno e a sua negação do fundamento, da verdade e do real. Depois investiga a sua defesa por um pensamento funcional, submetido a modelos pragmáticos, com o único intuito de uma produção eficaz. Em função disto, o real é desvalorizado, para ser substituído por um pensamento virtual. Em seguida, propomos que a não existência no virtual acarreta a não existência no real (não de forma ontológica, mas simbólica), o que gera um problema sobre o aspecto econômico. Portanto, a não-representação dos países pobres na virtualidade das relações econômicas ocasiona a manutenção do status quo na sua própria condição de pobreza.


Palavras-chave:  Pós-modernidade, Fundamento, Realidade, Globalização
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