GT: NP Comunicação Científica COMUNIDADES MIDIÁTICAS E CULTURAS: AS INTER-RELAÇÕES DIALÓGICAS NA PRODUÇÃO DOS TELEJORNAIS DA GLOBO NETV E JORNAL DO ALMOÇO Carmen Virgínia Montenegro Sá Barreto (Universidade Federal da Paraíba)
ResumoAnálise das configurações e dos sentidos de comunidades idealizados pelos produtores dos telejornais da Globo NETV e Jornal do Almoço, nomeadas na pesquisa de comunidades midiáticas ou comunidades simbólicas concebidas por essas mídias nas suas relações dialógicas com as comunidades dos seus entornos. A problemática da pesquisa é conformada pelos eixos centrais comunidades midiáticas e culturas. Investiga-se, fundamentalmente, com base nos conceitos de cultura de Geertz como um processo de significação e de dialogia de Bakhtin. Tomam-se, na pesquisa, esses conceitos em seu caráter epistêmico, teórico e metodológico. Realiza-se uma interpretação cultural ou etnografia do texto das falas dos produtores entendidas como discurso. Palavras-chave: divulgação científica, televisão, comunidades midiáticas, dialogia, telejornalismo |