GT: NP Jornalismo ESTEREÓTIPOS NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: IDENTIFICAÇÃO E REFORÇO Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Positivo)
ResumoEste artigo tem como principal objetivo verificar se o telejornalismo auxilia no reforço de idéias estereotipadas. Para isso foram coletadas, durante uma semana, as edições do Jornal Nacional, Jornal da Record e SBT Brasil. As matérias e reportagens que enfocavam diferentes coletivos sociais foram apresentadas a dezenove entrevistados, paranaenses e moradores de Curitiba ou região metropolitana. As observações destes entrevistados foram colhidas imediatamente, pedindo que todos mencionassem a primeira coisa lhes vinha à cabeça quando pensavam nos coletivos enfocados. As informações foram confrontadas e forneceram uma conclusão. Comprovou-se a estereotipização nas matérias selecionadas, já que o conteúdo das reportagens coincidiu com os estereótipos projetados pelos entrevistados. Palavras-chave: jornalismo, telejornalismo, estereótipos |