XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:MUL-ME.1062-1


GT: III Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

COMUNICAÇÃO E TRABALHO: MÍDIAS, CONSUMO E CIDADANIA

Roseli Aparecida Fígaro Paulino (Escola de Comunicações e Artes Universidade de São); Maria Aparecida Baccega (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vander Casaqui (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Cláudia do Carmo Nonato Lima (Escola de Comunicações e Artes); Janaína Visibeli (Escola de Comunicações e Artes); José Muniz Jr (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

Os palestrantes discutem a relação entre comunicação e trabalho na perspectiva de tensionar ambos os conceitos e comprendê-los como fundantes à atividade humana de produção de sentidos, de construção da subjetividade e na gestão de si por si mesmo e de si por outros. A partir dessa perspectiva, propõem-se a analisar a produção/recepção/consumo dos produtos culturais, bem como as relações de comunicação no mundo do trabalho. A análise do mundo do trabalho dos comunicadores, dos produtos culturais, das culturas do consumo, bem como das políticas de comunicação e cultura das organizações formam o leque de preocupações do grupo de pesquisadores que desenvolvem investigações em conjunto, tendo como guarda-chuva o binômio comunicação e trabalho.


Palavras-chave:  comunicação, trabalho, produção de sentido, recepção, consumo
਍ഀ