XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1087-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COMUNICAÇÃO E PODER NAS ORGANIZAÇÕES

Marlene Branca Sólio (PUC-RS)

Resumo

Este trabalho integra o projeto de pesquisa Marcas das relações de poder na comunicação organizacional forma e/ou informal, iniciado em, no Departamento de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul. Optamos pelo Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, como forma de olhar para a questão, intimamente relacionada ao desenho dos processos comunicacionais no campo organizacional. No artigo, olhamos em maior profundidade para a noção de poder, amparando-nos em Foucault e Althusser e relacionando-a à subjetividade dos atores organizacionais, para o que recorremos à psicanálise, fundamentando-nos em Freud e Lacan.


Palavras-chave:  Poder, Formal/Informal, Subjetividade, Comunicação Organizacional
਍ഀ