XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.1097-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

TELEVISÃO, MEDIAÇÕES E SOCIABILIDADE EM REDE: NOVOS CENÁRIOS E਍ഀ PRÁTICAS DE CONSUMO

Larissa Leda Fonseca Rocha (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

O artigo propõe uma análise dos novos modos de ver TV a partir da estruturação de uma sociabilidade marcada pela emergência do ciberespaço. A sociedade em rede revela mediações socioculturais e tecnológicas que apontam a passagem dos sujeitos-audiência para os sujeitos-rede e o que isso deixa de marca na interação entre as audiências e as mídias. É analisada a organização de um novo ecossistema comunicativo que coloca em cena a instauração de novas temporalidades, a emergência de novas figuras de razão e as novas demandas de reconhecimento e identificação. Este ecossistema é marcado por uma incessante “audienciação”, fenômeno que identifica a contemporaneidade e nos mostra novas formas de ser audiência, deixando claro que o consumo das mídias de massa tradicionais, como a TV, está sob o jugo da experiência multimidiática


Palavras-chave:  televisão, mediações, sociabilidade em rede, audiência
਍ഀ