XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-TC.1109-1


GT: Intercom Júnior - Teorias da comunicação

OS OLIMPIANOS E A SECÇÃO DA REVISTA QUEM, ELES SÃO COMO NÓS

Vicky Temóteo Nóbrega (Universidade de Fortaleza)

Resumo

Este artigo consiste na análise dos olimpianos modernos, as celebridades, e do motivo que gera interesse do público no mundo que os cercam. Para a realização da pesquisa os autores consultados foram Ernest Cassirer, Edgar Morin, Martine Joly, dentre outros. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar os fatores que levam o grande público e a própria mídia a dedicar o tempo de seu dia ou de sua programação às celebridades. Isso acontece devido a uma construção da natureza dos olimpianos modernos, as celebridades. Essa natureza será marcada pela dualidade, pois possui um lado humano e outro divino, e sustentada pelos meios de comunicação, os quais fazem uso de recursos técnicos para passar essa idéia e, depois, vendê-la. Isso porque a indústria cultural cria esse lado divino, ela extrai o que há de mais humano nessas personalidades e vende ao grande público.


Palavras-chave:  símbolo, olimpianos, imagem
਍ഀ