XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-CA.1110-1


GT: Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão)

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CINEMA DOCUMENTAL DE MICHAEL MOORE: CINEMA MILITANTE E INDÚSTRIA CULTURAL NA ANÁLISE DE "TIROS EM COLUMBINE"

Hugo Bernardo Viana Vinokur (Faculdades Integradas Barros Melo)

Resumo

Este artigo visa debater a obra do documentarista norte-americano Michael Moore. O projeto que apresentamos é uma primeira investigação sobre o tema e visa analisar as਍ഀ características encontradas em seus trabalhos – principalmente “Tiros em Columbine” –, onde notamos que o discurso do diretor está próximo dos princípios da arte militante, só que dentro do âmbito da indústria cinematográfica, sob amparos financeiro e mercadológico. A questão que levantamos é exatamente: como a indústria cultural do cinema, que é alvo de críticas de Michael Moore, financia obras desta natureza? Que questões estão envolvidas, tanto do ponto de vista do discurso do documentário quanto do ponto de vista do gênero?


Palavras-chave:  Documentário, Cinema Militante, Indústria Cultural
਍ഀ