GT: Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL COMO FERRAMENTA PARA O FORTALECIMENTO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS: A RELAÇÃO DOS REEDITORES SOCIAIS COM A CASA APIS E A COCAJUPI, EM PICOS, PIAUÍ Claiton José Mello (CENTRO UNIVERSITÁRIO EUROAMERICANO)
ResumoEsta monografia aponta o processo de comunicação e de mobilização social como ferramenta para o fortalecimento de empreendimentos solidários. A comunicação se constitui como elemento de mobilização da comunidade e de fortalecimento do discurso institucional dos empreendimentos, de modo a promover o empoderando dos grupos sociais participantes. É nessa perspectiva que este estudo apresenta uma avaliação dos investimentos, articulação social e das ações de comunicação realizados pela Fundação Banco do Brasil na cidade de Picos, Piauí, junto à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro - Casa Apis, e à Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí – Cocajupi, analisando a relação, o conhecimento e interação que os atores sociais e comunicacionais da comunidade – os reeditores sociais - têm sobre esses empreendimentos solidários. Palavras-chave: comunicação, mobilização social, empreendimento solidário, reeditor social, Fundação Banco do Brasil |