XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-JO.1127-1


GT: NP Jornalismo

RETÓRICA JORNALÍSTICA: SEDUÇÃO E CONVENCIMENTO PELA POLÍTICA DA FORMA

Fernanda Lima Lopes (univ. federal do rio de janeiro)

Resumo

Este artigo pretende demonstrar que a antiga prática da retórica é reconfigurada na sociedade midiática e esse novo modelo constitui a forma de ação incorporada pelo jornalismo para seduzir, gerar convencimento e exercer poder. Trata-se, então, do poder do discurso, da força inerente à ação jornalística, a qual se constitui de uma prática essencialmente discursiva. Entretanto, visto que o poder não é algo apenas discursivo e simbólico, o estudo da força da retórica jornalística não deve negligenciar a análise do jornalismo enquanto discurso do poder, papel ao que, muitas vezes, ele se presta. ਍ഀ


Palavras-chave:  retórica, jornalismo, poder, sedução, convencimento
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