XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-RP.1144-1


GT: NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A EXPRESSIVIDADE DA COMUNICAÇÃO ORAL E SUA INFLUÊNCIA NO MEIO CORPORATIVO

Marta Terezinha Motta Campos Martins (Universidade Estadual de Londrina); Waldyr Gutierrez Fortes (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Discute-se a comunicação oral e a oralidade como fatores estratégicos de relacionamento com públicos em um mercado altamente competitivo. O artigo retrata a pertinência da oralidade no contexto do discurso organizacional; quais dimensões da comunicação incidem diretamente nas ações, competências e habilidades dos executivos, líderes e porta-vozes da organização. A proposta está na arquitetura e discussão das variáveis constituintes da retórica organizacional, em específico, da comunicação oral como fator de mudança, de mobilização dos públicos e de consolidação da reputação organizacional.


Palavras-chave:  Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Dimensões da Comunicação, Oralidade, Discurso
਍ഀ