XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-AU.1152-1


GT: NP de Comunicação Audiovisual

VÍDEO DIGITAL: HIBRIDIZAÇÕES, IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES

Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso (Universidade Salgado de Oliveira); Maria Salett Tauk Santos (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

Este trabalho busca analisar as apropriações do vídeo digital pelos jovens envolvidos no Programa de Inclusão Digital do Projeto IN’FORMAR do Porto Digital do Recife. Especificamente o que se quer compreender é como esses jovens de contexto popular representam a sua identidade num processo de hibridização com os códigos da cultura massiva. O resultado dessas hibridações são identidades fragmentadas, contraditórias e voláteis assim como os códigos da cultura hegemônica representada pelas TIC’s. O estudo demonstrou a importância do papel social do vídeo e oferece pistas de como essas culturas vem se apropriando do vídeo digital e passam a ser produtoras do que vai ser consumido no massivo.


Palavras-chave:  Tecnologias da Informação, Inclusão Digital, Comunicação Popular, identidades, representações
਍ഀ