XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-SE.1179-2


GT: NP Semiótica da Comunicação

O STORYTELLING E TRANSTORYTELLING COMO FENÔMENO MULTIMIDIÁTICO

Adenil Alfeu Domingos (UNESP-Bauru)

Resumo

Começamos a nos interessar por storytelling após as leituras das idéias de Christian Salmon (2007) sobre esse assunto. Só que procuramos repensá-lo em relação à mídia. O objetivo deste artigo, portanto, é caracterizar o storytelling midiático e਍ഀ multimidiático. Vamos defini-lo em termos de um espetáculo, onde o “como” se informa está acima de “o quê” se informa. Filosoficamente nos encontramos com Bauman(2001), que afirma que o que está ocorrendo hoje é uma redistribuição e਍ഀ realocação dos ‘poderes de derretimento’ da modernidade. Assim, o storytelling se molda ao perfil da era da modernidade líquida. As formas de narrar clássicas estilhaçaram-se na modernidade e todas as instituições sociais, religiosas, econômicas, educacionais, políticas, esportivas, jornalísticas entre outras, por meio de redes interativas midiadas passaram a servir-se do storytelling para atingir seus objetivos.


Palavras-chave:  storytelling, semiótica, mídia, sociedade do espetáculo
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