XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-PO.1193-1


GT: NP Políticas e Estratégias de Comunicações

OS DESAFIOS PARA A REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE DESTINADA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES: SOLUÇÕES CANADENSES E RETICÊNCIAS À BRASILEIRA

Edgard Rebouças (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar um ponto cego nos debates em torno da regulamentação da publicidade no Brasil, sobretudo aquela direcionada a crianças. São aqui observados e discutidos casos como da regulamentação da publicidade de produtos infantis, bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos que causam obesidade. Para tanto, foi feito um estudo comparativo entre o modelo de auto-regulamentação acompanhada existente no Canadá/Québec e o de auto-regulamentação de cartel existente no Brasil. Ao final do artigo são sugeridas propostas de políticas públicas para o setor.


Palavras-chave:  Regulamentação, Publicidade, Brasil, Canadá, Quebec
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