XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:NP-UR.1212-1


GT: NP Comunicação e Cultura Urbanas

CULTURA MIDIÁTICA: ESTIGMAS SOCIAIS EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS

Rosana de Lima Soares (Universidade de São Paulo)

Resumo

O tema deste artigo articula dois campos aparentemente distantes: as narrativas audiovisuais e os estigmas sociais, em suas interfaces com a produção cultural e midiática em dinâmicas urbanas contemporâneas. Trata-se, portanto, de uma abordagem que tem como objeto um aspecto específico presente nas mídias: a tematização dos estigmas sociais. Entre seus objetivos, o artigo busca apresentar discursos midiáticos relativos a estigmas sociais e suas configurações, sobretudo em telejornais. Ao fazê-lo, estabelece possibilidades de reflexão sobre os imaginários sociais articulados pelas mídias, por meio dos diversos discursos nelas presentes e dos seus processos de hibridização.


Palavras-chave:  cultura midiática, estigmas sociais, narrativas audiovisuais, telejornais, culturas urbanas
਍ഀ